RADIO GUARANY 106,3

quarta-feira, 17 de abril de 2013

150 presos devem ser transferidos por semana, diz polícia do CE

Diretor de Polícia Especializada afirma que transferências vão continuar.
Nesta terça-feira. 398 detentos foram transferidos para evitar superlotação.
16/04/2013
O diretor do Departamento de Polícia Especializada do Ceará, Jairo Pequeno, afirmou que as transferências de presos das delegacias para as casas de privação devem continuar durante todas as semanas. Nesta terça-feira (16), a Secretaria de Justiça do Ceará (Sejus) realizou a transferência de 398 detentos de delegacias de Fortaleza e região metropolitana. "Não adianta fazermos uma retirada de presos e ficar uma, duas semanas sem retirar preso. Vai voltar para a estaca zero”, diz.

Com a transferência desta terça, em 21 dias, três casas de privação provisória de liberdade (CPPLs) vão receber 1.131 pessoas presos vindos de delegacias. “A Decap (Delegacia de Capturas e Polinter) esvaziando, logicamente, vai continuar recebendo presos em um número aceitável. As transferências normais irão continuar com um número maior. Nós acreditamos que a transferência de 150 presos por semana irá resolver o problema. Não terá mais o problema da superlotação”, diz Jairo Pequeno.

Os presos levados às CPPLs são separados pela Comissão de Avaliação, Transferência e Gestão de Vagas (CATVA), conforme o perfil, considerando grau de periculosidade, envolvimento com quadrilhas, regime (em caso de condenados) ou provisórios, e a avaliação mental.


A separação dos presos, segundo o órgão, permite que a administração penitenciária estadual cumpra padronização de perfis de cada unidade. Até o fim de maio, as unidades da RMF estarão com perfis mais homogêneos.

A operação de transferência foi coordenada pela Coordenadoria do Sistema Penitenciário (Cosipe) e Delegacia de Capturas e Polinter (Decap) e teve apoio operacional do Grupo Tático de Operações Especiais (Gate), Grupo de Apoio Penitenciário (GAP), 34 agentes penitenciários e equipe multidisciplinar da Casa de Privação Provisória de Liberdade IV (CPPL IV), inaugurada em 20 de março de 2013, em Itaitinga.

Fonte: G1-CE